Bernardo Cid

Bernardo Cid de Souza Pinto (São Paulo SP 1925 - idem 1982). Pintor, escultor e gravador. Autodidata, inicia as atividades artísticas em 1945, estudando pintura, escultura e desenho. Em 1952 expõe sua primeira individual com pinturas e esculturas na Galeria Ambiente, em São Paulo. Em 1959 ganha o concurso de escultura, instituído pela Câmara Brasileira do Livro, e é responsável pela elaboração da estatueta Jabuti. Recebe, em 1966, o primeiro prêmio de pintura no Salão da Primavera de Curitiba, em 1968 ganha o primeiro prêmio no Salão Paulista de Arte Moderna. Depois de um primeiro período figurativo, passa por uma breve fase abstracionista e informal, que lhe permite um aprimoramento espacial e uma diminuição nos excessivos grafismos das obras anteriores.Continuar...

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Biografia

Bernardo Cid de Souza Pinto (São Paulo SP 1925 - idem 1982). Pintor, escultor e gravador. Autodidata, inicia as atividades artísticas em 1945, estudando pintura, escultura e desenho. Expõe, em 1952, sua primeira individual com pinturas e esculturas, na Galeria Ambiente, em São Paulo. Em 1959, ganha o concurso de escultura, instituído pela Câmara Brasileira do Livro, e é responsável pela elaboração da estatueta Jabuti. Recebe, em 1966, o primeiro prêmio de pintura no Salão da Primavera de Curitiba, e em 1968, ganha o primeiro prêmio no Salão Paulista de Arte Moderna. Depois de um primeiro período figurativo, passa por uma breve fase abstracionista e informal, que lhe permite um aprimoramento espacial e uma diminuição nos excessivos grafismos das obras anteriores. Retornando para a pintura figurativa, atribui novos valores a matéria pictórica, como o uso de colagens, símbolos gráficos e de poesia concreta, participando em 1965, da exposição Proposta 65 no Museu de Arte Brasileira - MAB-FAAP. Em 1968, integra o Grupo Austral, um movimento artístico internacional sediado em Paris e com desdobramentos no Brasil, ligado ao Phases. No final da década de 1960, inicia trabalhos com um enfoque social, transitando do realismo mágico para um realismo com influências da pop arte.

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